Bem-vindo à alta performance!


35 anos conectando profissionais de excelência e transformando ideias em grandes realizações.

30 e 31 de outubro em Roma
Credibilidade, internacionalidade e exclusividade.
JurisMundi – o Programa Internacional de Intercâmbio Jurídico faz parte do núcleo de atividades da Rede Internacional de Excelência Jurídica, que completa 29 anos de projeção na cultura do Direito em três continentes.
Enquanto a Rede Internacional (projetada em Coimbra em 1997) organiza encontros anuais de debates e de modernização institucional para magistrados, membros do Mistério Público e conselheiros de Tribunais de Contas de vários países, o JurisMundi é um programa que periodicamente valoriza a ampliação das relações profissionais no ambiente internacional, voltado aos operadores do direito que desejam enriquecer sua trajetória com vivências inovadoras, em contato com personalidades e instituições em ambiente qualificado.
UM PROGRAMA PARA A ATUAL E A FUTURA ELITE DA ADVOCACIA NACIONAL
Trabalhamos em cooperação científica com Universidades de três continentes e instituições administrativas, legislativas e judiciais que compõem o núcleo da organização do Estado.
O jurista Léo da Silva Alves preside ato de conexão de profissionais brasileiros com o Colégio do Advogados do Panamá,

📌 O mundo jurídico não se limita às fronteiras nacionais. No JurisMundi, você conecta sua carreira ao universo global do Direito e conquista uma marca de prestígio que o acompanhará por toda a vida.
Por que o profissional do Direito deve participar do JurisMundi?
Para os advogados
Como todo empreendedor, o advogado por vezes precisa investir em algo que o distinga no mercado; no caso, em uma atividade que traga vantagem clara para sua carreira, reputação e rede de contatos.
O novo projeto da Rede Internacional de Excelência Jurídica, que se aproxima de 30 anos de projeção em três continentes, leva profissionais da advocacia para interagirem com autoridades internacionais, conhecerem instituições judiciais e administrativas e participarem da discussão de temas de relevância global. Isso proporcional:
-
Prestígio e diferenciação: poder dizer que participou de intercâmbio jurídico internacional dá distinção no currículo, em apresentações e perante clientes.
-
Exclusividade: não é um curso comum, é uma experiência de contato direto com instituições, magistrados e professores do exterior.
-
Networking internacional: acesso a juristas estrangeiros pode abrir portas para colaborações futuras.
-
Imagem perante clientes: advogados que se mostram atualizados com realidades jurídicas internacionais transmitem solidez e visão global.
-
Cultura e experiência pessoal: o atrativo de viajar, conhecer novos sistemas jurídicos e ao mesmo tempo viver um ambiente cultural diferente.
Para carreiras públicas
Para magistrados, membros do Ministério Público e demais membros de carreiras jurídicas, essa interlocução internacional é enriquecedora. Há troca de experiências; há encontros profissionais que fazem diferença; há o contato direto com instituições e seus protagonistas.
ROMA: NOSSO PRÓXIMO DESTINO
IV CONVEGNO DE COOPERAZIONE GIURIDICA INTERNAZIONALE
Senado da República Italiana - dia 31 de outubro de 2025
Programação diferenciada em Roma para grupo brasileiro acompanhado do professor Léo da Silva Alves.



PROGRAMA - PARTICIPAÇÃO
PROTEÇÃO JURÍDICA DOS MENORES E DAS PESSOAS VULNERÁVEIS
IV CONVEGNO DE COOPERAZIONE GIURIDICA INTERNAZIONALE
Istituto di Diplomazia Europea e Sudamericana
Programa de receptivo diferenciado para grupo seleto de integrantes de carreiras jurídicas do Brasil, incluindo advocacia: interlocução com autoridades da Diplomacia, do Judiciário e da Academia.
DIA 3O DE OUTUBRO
14h30 – Recepção e cumprimentos do grupo no hall PALAZZO BRASCHI, localizado na Plazza San Pantaleo, 10 - praticamente colado à Plazza Navona. O local é um belíssimo palácio histórico do século XVIII, que também abriga o Museo de Roma.
15h – A partir desse encontro, com cumprimentos da presidente do Istituto, Dra. Ana Claudia Barbuda eo jurista português Costa Amorim, o grupo sairá para duas visitas exclusivas para a qualificada comitiva brasileira: Suprema Corte de Cassação e Embaixada do Brasil.
17h30 – Café Romano – um ambiente informal ao sabor de legítimo cappuccino no centro de Roma. Momentos de conversas que agregam experiências, conectam profissionais de alto nível.
Noite livre.
DIA 31 DE OUTUBRO
10h – VISITA À IGREJA PAPAL DE SÃO PEDRO
Trata-se de um momento privilegiado aos católicos do mundo. As chamadas “Portas Santas” abrem uma vez a cada 25 anos para que, em simbolismo, cada geração tenha a oportunidade de receber a Indulgência Plenária em nome próprio e dos familiares. É o "Ano do Jubileu", oportunidade que somente ocorrerá novamente em 2050.
Almoço livre.
15h às 19h – Conteúdo científico e cultural do IV CONVEGNO DE COOPERAZIONE GIURIDICA INTERNAZIONALE.
Sala Degli Atti Parlamentari - Senado da República.
Representações de diplomatas, carabineiros e Cruz Vermelha.
-
Abertura pela presidente do Istituto di Diplomazia Europea e Sudamericana (Roma), Dra. Ana Cláudia BARBUDA.
-
Direção de Mesa pelo jurista italiano Carlo BOSNA, professor extraordinário da Universidade Degli Studi Gugliermo Marconi (Roma).
-
Saudação inaugural: Senhor Embaixador do Brasil na Itália, Malta e San Marino, Dr. Renato MOSCA.
-
Pronunciamento pela Câmara dos Deputados da República da Itália: Deputado Fábio PORTA, Vice-Presidente da “Associaazione FocusEurope”.
-
Pronunciamento da Dr. Rosário Maria Gianluca VALASTRO, “Presidente Nazionale della Croce Rossa Italiana” (Cruz Vermelha).
INTERVENÇÕES JURÍDICAS
Local: SALA CAPITORALE / Senado da República Italiana
-
Dr. Alberto Pintado ALCAZAR – Vice-decano da Faculdade de Direito da Universidade de Murcia / Espanha.
-
Dr. António Guedes DE ALMEIDA – advogado português.
-
Dr. Léo da Silva ALVES – Presidente da “Rette Internazionale di Eccellenza Giuridica”, com atuação em três continentes.
-
Dr. Ugo CEPPARULO – advogado junto à Suprema Corte de Cassação da Itália; especialista em Direito de Família e Minorias.
-
Dr. Raffaele CHIARELLI – Diretor do Departamento de Ciência Jurídica e Política na Universidade Degli Studi Gugliermo Marconi (Roma).
-
Dra. Margarida OROSCO – professora de Direito Civil da Universidade de Murcia / Espanha.
-
Dra. Marzia ROSSI – professora de Direito Privado da Universidade Degli Studi Gugliermo Marconi (Roma).
-
Dr. Domenico TRAVERSA – advogado nas instâncias superiores do Judiciário italiano; coronel da “Croce Rossa Italiana” (Cruz Vermelha).
-
Dr. Costa AMORIM - representante do Colégio dos Advogados de Portugal Tribunal Superior Esportivo.
Entrega de certificados e medalhas honoríficas.
20h – Jantar de confraternização do grupo brasileiro com personalidades jurídicas internacionais.
Inscrição na atividade em ROMA
Inscrição: correspondente a US$ 870, para pagamento até o dia 15 de outubro de 2025 para representantes de pessoas jurídicas; 25% de desconto para pessoas físicas, como particulares.
O diferencial se justifica: i) condição aos que desembolsam dos próprios recursos para alavancar as carreiras - com remessa do crédito diretamente à organização em Roma; ii) redução dos custos de burocracia, com procedimentos exigidos pelas contratações públicas, o que necessariamente deve ser intermediado por pessoa jurídica no Brasil.
Em qualquer hipótese trata-se de investimento ínfimo comparado ao ganho de imagem e prestígio.
As inscrições devem ser formalizadas com a devida antecedência (até 15 de outubro) a fim de viabilizar o credenciamento junto às instituições visitadas e o atendimento personalizado pelo cerimonial no Senado da República da Itália.
O primeiro grupo já está credenciado, com os respectivos números de passaportes para ingresso nos espaços de recepção oficial.
Comparativos de valor
Façamos comparações para demonstrar o que representa o investimento em um evento de cultura jurídica internacional — para contextualizar seu valor com analogias práticas no Brasil.
É o valor de um terno masculino sofisticado ou 50% do modelo mais simples de uma bolsa feminina na marca Dior. Ternos de griffe e bolsas sofisticadas muitos ostentam, mas cultura global é posição qualificada no mercado; é retorno profissional e intelectual que vai além do traje ou do acessório.
Ou você preferiria trocar um encontro de alto nível para ficar dois ou três dias relaxando no Caribe, sem qualquer proveito para a carreira? Os advogados e profissionais de classe apostam no networking, na imagem internacional, no conhecimento jurídico prático e na visibilidade em ambientes de dignidade profissional.
Imagem, sofisticação e credibilidade
Investir no evento, em resumo é retorno intangível, networking, aprendizado jurídico internacional, projeção acadêmica e profissional — benefícios muitas vezes inestimáveis.
-
Mais que uma programação jurídica, um selo de distinção internacional.
-
Seu nome associado a instituições jurídicas da Europa e das Américas.
-
Embarque em uma experiência que valoriza sua carreira e projeta sua imagem profissional.
-
Networking e prestígio que não se compram em livros, apenas na vivência.

