top of page

MENTORIA PARA CORREGEDORES

 

Programa personalizado de capacitação em matéria disciplinar

Supervisão do jurista que é referência internacional: Léo da Silva Alves

Com consultores experientes:

Dr. Gustavo Di Angellis

Dr. Gilbert Di Angellis

IMG_20170713_192403993.jpg

IMPORTÂNCIA DE UMA MENTORIA

 

Os profissionais que assumem a função de corregedores em instituições públicas geralmente não têm formação específica na área, o que não os descredencia. Na rotina da administração pública direta e indireta essas habilidades são construídas com o estudo e com a prática. No entanto, o exercício da atividade de corregedor geralmente é transitório, o que não permite o domínio do Direito Disciplinar, dos seus pilares e fundamentações e da abrangência dos recursos de resolução de incidentes.

 

Ainda assim, é uma missão de grande responsabilidade. De um lado, está o controle da disciplina e da regularidade dos ofícios no serviço público; de outro lado, está o compromisso com a legalidade, de forma a não arruinar carreiras, a honra e, por vezes, a vida de servidores e empregados públicos dignos.

 

Conhecer para fazer. Fazer para obter resultados seguros.

 

 

Mentoria e treinamento: diferença

 

Enquanto o treinamento (curso, seminário, congresso) é uma atividade em grupo, a mentoria é o acompanhamento personalizado do profissional, de tal maneira que o mentorando tem uma assistência específica para ele, com a ajuda para o encaminhamento correto das demandas.

 

Em outras palavras:

 

“Os cursos e treinamentos convencionais são feitos de maneira excessivamente técnica e com conteúdo extremamente abrangente, trazendo conceitos teóricos que nem sempre serão terão aplicabilidade prática imediata para o profissional. Já a mentoria é um processo personalizado, que responde a dúvidas específicas do próprio mentorado e se preocupa em analisar a real situação profissional que este enfrenta, indo direto no seu ponto.”

 

(Blog eMentor)

 

 

O formato de uma mentoria

 

Em um processo de mentoria alguém com domínio do conhecimento especializado transfere o seu saber para um profissional com menos experiência. Este recebe em curto tempo uma carga de saberes que, em fora desse ambiente, levaria anos para acumular.

 

Este modelo atualmente é utilizado para qualificar em alto nível os CEOs de grandes corporações, bem como profissionais que ocupam posições estratégicas nas empresas de grande porte. A administração pública não pode ficar fora desse laboratório, sobremaneira pelos compromissos que possui com a legalidade e com a eficiência.

 

Segundo pesquisas da Harvard Business Review, 75% dos colaboradores de empresas estão insatisfeitos com o programa de capacitação de onde trabalham, e apenas 12% conseguem realmente aplicar no seu trabalho as coisas que aprenderam em cursos ou treinamentos convencionais.

 

A mentoria é realizada por videoconferência, em horários combinados entre mentor e mentorando, com média de duas horas por dia de atendimento por um tempo que pode variar de uma a quatro semanas, a depender da necessidade do contratante.

 

O atendimento é individual. Essa é a grande diferença para o aproveitamento. O profissional que é assistido deve estar à vontade para expor as suas dificuldades, sem qualquer constrangimento; precisa estar a sós com o mentor, para questionar, fazer apontamentos e fazer ponderações relativas às peculiaridades do seu ambiente, sem a interferência externa ou de terceiros.

 

O mentor faz provocações, a partir da sua experiência; levanta dúvidas sobre pontos em relação aos quais eventualmente o profissional não tenha percebido, compartilha a experiência com casos concretos, aponta situações que induzem a risco e acautela a regularidade formal dos procedimentos que devem ser adotados.

 

Na mentoria, o profissional não aprende com os erros. Aprende com os acertos.

ADVOCACIA.jpg

O resultado no meio corporativo

 

Segundo a renomada publicação Forbes, mais de 71% das empresas da Fortune 500 possuem programas de mentoria para desenvolvimento organizacional. Estudo da Endeavor mostra que 92% dos empreendedores acham que a presença de um mentor impacta diretamente no crescimento das suas empresas.

 

Essa mudança é resultado da constatação de que a troca de experiências que a mentoria permite é uma das alternativas mais eficazes para instruir profissionais na resolução de problemas de forma estratégica, eficiente e humana.

 

Fonte: https://www.ementor.com.br/blog/guia-mentoria/.

 

 

Resultado esperado

 

O resultado é imediato. A partir da primeira sessão, o profissional de corregedoria já poderá adotar medidas práticas, seja na estruturação do setor, seja na organização da equipe, seja na preparação do fluxograma de providências.

 

Ao fim do atendimento, o mentorando estará apto a cumprir a função dignamente, com segurança jurídica, cumprindo cientificamente a finalidade do controle da disciplinar e com reconhecimento profissional pelo nível das suas intervenções.

Profissionais

 

Professor Léo da Silva Alves, jurista com reconhecimento internacional em matérias relativas à responsabilidade de agentes públicos. Autor de mais 50 livros e conferencista de três continentes, trouxe para o Brasil novos modelos de controle da disciplina que são empregados em leis e regulamentos em várias instituições públicas, inclusive na Presidência da República e órgãos do Poder Judiciário.

 

Como consultor, auxiliou na modernização de corregedorias em vários Estados, seja com a capacitação dos quadros profissionais, seja com a produção de minutas de normas internas e manuais que orientam a execução correta dos procedimentos de sindicância, processo disciplinar e dos meios alternativos de resolução de incidentes: ajustamento de conduta, câmara de mediação e conciliação de incidentes funcionais, suspensão condicional do processo disciplinar e termo circunstanciado administrativo.

 

A empresa DA SILVA E ALVES CONSULTORIA EM GESTÃO GOVERNAMENTAL vem de um histórico de mais de 30 anos de atendimento a órgãos e entidades e possui todas as credenciais para contratar serviços por notória especialização com a administração pública.

À disposição dos assistidos estão, ainda, dois consultores da mais elevada qualificação científica e certificações acadêmicas, experientes advogados em Brasília e produtores de conteúdos em temas relacionados à responsabilidade de agentes públicos: Dr. Gustavo Di  Angellis e Dr. Gilbert Di Angellis. 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES E COMO CONTRATAR A MENTORIA

 

Como o serviço é personalizado, é recomendável que o interessado utilize o canal de CONTATO com a nossa organização. A partir de então, na troca de informações, será apresentado projeto de atendimento personalizado, que pode começar em curto prazo uma vez que as demandas da Corregedoria não podem esperar.

bottom of page